sábado, 20 de março de 2010

O impacto (in)visível das eólicas...

Potential climatic impacts and reliability of very large-scale wind farms, por C. Wang and R. G. Prinn, in Atmospheric Chemistry and Physics  - refere que os parques eóicos também podem contribuir para o aquecimento global. A outra fonte renovável que já se sabia contribuir eram as barragens pela produção de Gases de Efeito de Estufa, como metano.

Parque eólico de  Horns Rev ( na foto)


Horns Rev Wind Farm, o maior parque eólico do mundo. Fica no Mar do Norte na Dinamarca, a mais ou menos 20 km da costa e é parte do projecto de redução de poluição desse país. As turbinas deste parque eólico geram 160 MW de eletricidade desde 2002, quando foi inaugurado e tem previsão de chegar a 4000 MW em 2030, quando estiver plenamente concluído.

terça-feira, 16 de março de 2010

Liberdade e partidos políticos

Reflexões suscitadas pela proposta de acrescentar item aos estatutos de um partido político português que prevê graves sanções (suspensão da militância por dois anos ou, no limite, a expulsão) àqueles militantes que discordem publicamente da direcção do partido, principalmente nos dois meses anteriores a qualquer acto eleitoral.

As reflexões referem-se principalmente às divergências de opiniões entre magistrados e constitucionalistas quanto à constitucionalidade da norma.

Ver notícia aqui.
Jorge Miranda diz que norma é inconstitucional - ver aqui
Marcelo Rebelo de Sousa diz que a norma é constitucional - ver aqui

Às vezes fala-se das leis jurídicas como se elas não fossem elaboradas por humanos...As leis foram feitas para responder às necessidades de uma sociedade complexa no que respeita a garantir o cumprimento daquilo que é moralmente aceite, entre outros motivos. Quando as leis são imperfeitas por não conseguirem responder aos objectivos para os quais foram criadas então que se alterem. O que mais vejo neste país é a procura dessas imperfeições das leis (contorná-las) (parece que os advogados são treinados nas universidades para isso), em vez de imperarem os melhores princípios éticos e morais.
A ética e a moral deveria prevalecer sobre a lei quando esta serviu para legislar tais valores, mas não foi eficaz por ter sido afinal limitada. E deveria existir um tribunal próprio para apreciar tais situações mediante este ponto de vista.

Neste caso, só terão razão os senhores do PSD se afinal os portugueses já não tiverem a liberdade, neste caso de expressão, como um direito fundamental, ainda por cima numa instituição como um partido que representa o povo no parlamento. Isso seria o caminho para o colapso da sociedade. E assim o é para qualquer espécie. Todo o ser necessita de libertade e toda a espécie deve cooperar entre si para ser competitiva e estar adaptada afim de triunfar.

É pela diversidade de ideias que se evolui, que se encontram as melhores soluções para os problemas e surgem as melhores iniciativas para melhorar o mundo.

Um partido uníssono à custa da limpeza de quem não partilha das mesmas ideias do líder é claramente inconstitucional e deve ser banido.

Victor Alves

sábado, 13 de março de 2010

Paul Van Dyk and Orchestra in Frankfurt - Let Go



I'm falling apart...
Falling in time...

I can't get it out of me
It's breathing in side of me
It's reaching in side of you
You feeling infected
You been infected
It's just like a cold
A kiss on your lips
Now you taking control
I feel like a criminal
I'm falling apart
I'm leaving for Venice
In a getaway car
No one can save us
It's no need to try
I'm looking for savers
Holding us back

If you wanna try and save me
And take my heart and take me

If you feel you can let go let it go...
[x2]

I feel like a criminal
I'm falling apart
I'm leaving for Venice
In a getaway car
You say that you hold me
But you don't really no
You ...
...

If you wanna try and save me
And take my heart and take me
If you feel you can let go let it go...
[x2]
Let go, let go, let go, let go...

If you wanna try and save me
And take my heart and take me
If you feel you can let go let it go...